Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação

Selecione a sua forma de ingresso.
Os resultados de cada forma de ingresso serão divulgados conforme cronograma.

Ingresso por ENEM

Selecione o seu Campus.

Campus Alvorada Campus Bento Gonçalves Campus Canoas Campus Caxias do Sul Campus Erechim Campus Farroupilha Campus Feliz Campus Ibirubá Campus Osório Campus Porto Alegre Campus Restinga Campus Rio Grande Campus Rolante

Confira abaixo as chamadas já realizadas.

Campus Sertão Campus Vacaria Campus Veranópolis Campus Viamão
Ingresso por Sorteio

Selecione o seu Campus.

Campus Bento Gonçalves Campus Canoas Campus Caxias do Sul Campus Erechim Campus Farroupilha Campus Feliz Campus Ibirubá Campus Osório Campus Porto Alegre Campus Restinga Campus Rio Grande Campus Rolante Campus Sertão Campus Vacaria Campus Veranópolis

Você tem alguma dúvida?

  • Não. Os cursos do IFRS são gratuitos, não tem nenhuma mensalidade. Neste Processo Seletivo 2021, também não haverá cobrança de qualquer taxa aos candidatos. A inscrição será gratuita.

  • Apenas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a idade é um requisito. Para ingressar em cursos EJA, é preciso ter no mínimo 18 anos, além da escolaridade exigida pelo tipo de curso. Para os demais cursos, o pré-requisito para ingresso é a escolaridade. É preciso ter ensino fundamental completo para ingressar nos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio. É necessário ter ensino médio completo para ingressar nos superiores e subsequentes ao ensino médio.

  • No formulário de inscrições, quando é solicitada a renda familiar, o candidato deve somar o valor recebido pelos membros da família que residem com ele ou dividem as despesas da casa (salário mensal e/ou estimativa de valor recebido mensalmente como autônomo e/ou valor mensal de pensão, por exemplo). O valor a ser informado é o bruto, ou seja, antes dos descontos que é feito pelo empregador para pagar impostos ou outras despesas.

    Depois, ele deve informar o número de membros da família. Para chegar a esse número, o candidato deve contabilizar as pessoas que considerou para o cálculo da renda familiar e outros que podem residir ou depender desse valor (por exemplo, crianças).

    Uma das formas consideradas na reserva de vagas é a renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo por pessoa – o que equivale a R$ 1.650,00 por pessoa. A apuração e a comprovação da renda familiar bruta mensal per capita tomarão por base as informações prestadas e os documentos fornecidos eletronicamente pelo candidato classificado, em procedimento de avaliação socioeconômica, conforme estabelecido nos editais deste Processo Seletivo.

  • Essa modalidade de curso possibilita numa única matrícula reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. O aluno irá cursar o Ensino Médio e o Ensino Técnico no IFRS. Ao concluir o curso, o aluno receberá certificado de conclusão do ensino médio e diploma do curso técnico.

  • É um curso com formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação. Nos cursos técnicos concomitantes o aluno faz as disciplinas do currículo normal do ensino médio em uma escola da sua preferência e as disciplinas do curso técnico no IFRS.

  • É um curso com formação técnica oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o estudante receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

  • Os cursos de bacharelado são de nível superior destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio. Os bacharéis formados são habilitados para atuarem profissionalmente na área de sua formação.

  • A licenciatura é um curso de nível superior, em que o profissionais formados nesta modalidade são aptos a trabalhar em ambientes educacionais, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior).

  • Os cursos tecnológicos são graduações de nível superior oferecidas para quem já concluiu o Ensino Médio. Esse tipo de curso tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, a fim de atender a demandas específicas do mundo do trabalho. A carga horária pode variar conforme o curso escolhido. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

  • Esse é um curso para quem já possui diploma de bacharel ou de tecnólogo e tem interesse em atuar na Educação Profissional e Tecnológica. Oferece a formação pedagógica e a habilitação necessária para o exercício da docência no ensino profissional.

  • Para a seleção de candidatos aos cursos técnicos integrados e concomitantes, é preciso participar do Processo Seletivo, que neste ano ocorrerá na forma de sorteio, conforme orientações dos editais.

  • Para a seleção de candidatos aos cursos técnicos subsequentes, é preciso participar do Processo Seletivo, que neste ano será por meio de sorteio público e/ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – pode ser usada a nota do Enem desde o ano 2010. Você pode também pode optar por participar nessas duas modalidades ao mesmo tempo: sorteio e nota do Enem.

  • Ao se inscrever para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, o candidato já estará apto a participar do sorteio público. Para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, é preciso optar pelo Sorteio na hora da inscrição.

    O sorteio será eletrônico, ou seja, será realizado a partir de um sistema de informática. Nesse sistema, é colocada a lista com o nome dos candidatos. O sistema transformará cada nome em um número e então, quando o botão “Realizar o sorteio” for acionado, o sistema fará automaticamente uma classificação desses números, colocando-os em uma ordem. A lista que vai aparecer na tela como resultado final já vai ser convertida nos nomes dos candidatos, classificados conforme a quantidade de vagas em cada cota.

    O sorteio deste Processo Seletivo vai ser transmitido pelo canal do YouTube IFRS Oficial, nos dias 15 e 16 de abril, dependendo do tipo de curso. Em função do distanciamento físico exigido com a pandemia, não será permitida a presença do público no local.

  • Para a seleção de candidatos aos cursos superiores de graduação, é preciso participar do Processo Seletivo. O IFRS oferece cursos de tecnologia, bacharelados e licenciaturas (para saber mais, confira outras perguntas frequentes publicadas nesta página). Neste ano, a forma de ingresso nos cursos superiores do IFRS será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode ser usada a nota do Enem desde o ano 2010. O IFRS não participa do Sisu.

  • O Ministério da Educação determina a necessidade de realização de uma prova de língua portuguesa para os processos seletivos de ingresso no ensino superior ou então a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa normativa está na Portaria nº 391/2002 do MEC. Como o IFRS optou pela não realização de prova devido ao cenário de pandemia, vai utilizar como critério a nota do Enem. Confira os detalhes nos editais.

  • No “Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio”, o estudante, com apenas uma matrícula, frequenta o curso cujo currículo reúne conhecimentos do ensino médio com as competências da educação profissional. Para candidatar-se, é necessário já ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental ou equivalente.

  • Nesse caso, o estudante pode tentar um curso na modalidade concomitante, direcionado para alunos que estão cursando o ensino médio em outra escola. No IFRS, os estudantes farão apenas as disciplinas técnicas.

  • Sim. Mas se for aprovado e você quiser fazer o curso, terá que começar no início do curso, ou seja, refazer o primeiro ano.

  • Sim. Caso já tenha concluído o ensino médio (ou esteja terminando o 3º ano), o estudante poderá tentar um curso técnico na modalidade subsequente ou na modalidade concomitante/subsequente ou, ainda, um curso superior de graduação. Para saber mais sobre cada um, acesse nesse site mais informações sobre os tipos de cursos.

  • Sim. Caso não haja conflito de horários e o candidato seja aprovado nos dois processos, pode sim.

  • Não. As únicas exigências são com relação à formação do candidato. Reforçando: para fazer um curso técnico integrado, precisa ter concluído o ensino fundamental; para fazer um curso técnico concomitante, precisa estar cursando o ensino médio; e para um curso técnico subsequente ou um curso superior, é preciso já ter concluído o ensino médio.

  • Todos os cursos técnicos e superiores com vagas abertas são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

  • Edital é um documento escrito em que instituições públicas (como o IFRS) informam regras referentes a processos como o processo seletivo de estudantes, concursos públicos, licitações e outros. Os interessados precisam ler com atenção as informações contidas no edital.

  • Para efetuar a inscrição no Processo Seletivo do IFRS, o candidato deve acessar o site ingresso.ifrs.edu.br, ler o edital com atenção, acessar e preencher o formulário de inscrição. Esse formulário pode ser acessado a partir da página inicial do site de ingresso.

  • Não. É preciso ter um CPF próprio para preencher o formulário de inscrição e efetuar a sua matrícula. Não pode ser dos pais ou responsáveis.

  • Não. É preciso ter RG próprio para preenchimento do formulário de inscrição e efetuar a sua matrícula.

  • Neste Processo Seletivo, em virtude das condições de saúde decorrentes da pandemia de Covid-19, a etapa de inscrições e as demais serão feitas de forma exclusivamente virtual, via Internet.

    Não serão disponibilizados computadores nos campi do IFRS para efetuar as inscrições, pois o acesso às unidades do IFRS está restrito à manutenção de atividades essenciais, conforme Portaria do IFRS nº 496, de 14 de agosto de 2020.

  • Não. É importante que você fique atento na hora de preencher todos os dados, principalmente a opção pelo curso e campus. Uma vez feita a inscrição, esta não poderá ser alterada.

  • Uma vez preenchido e enviado o formulário, o candidato não conseguirá realizar alterações na sua inscrição. Caso verifique erros no preenchimento ou deseje efetuar inscrição diferente da já efetuada, o próprio candidato consegue cancelar a inscrição incorreta e efetuar uma nova por meio do sistema de inscrições.

  • Sim. O sistema envia automaticamente um e-mail de confirmação do recebimento da inscrição. O envio é feito para o e-mail informado pelo candidato no formulário.
    Conforme cronograma das etapas do Processo Seletivo, o IFRS divulgará a lista oficial de candidatos corretamente inscritos, aqueles que preencheram o formulário com todas as informações necessárias.

  • Todos concorrem pelo acesso universal. Quem se inscreveu para concorrer por algum dos tipos de cota, além de concorrer pela cota, concorre também pelo acesso universal.

  • Para o caso dos cursos integrados, o candidato precisa ter estudado todo o ensino fundamental em escola pública. Para os cursos concomitantes, precisa estar cursando o ensino médio e ter estudado todo ensino fundamental em escola pública. Já para os subsequentes, precisa ter concluído o ensino médio e ter estudado todo o ensino fundamental em escola pública. Por fim, para os cursos superiores, o requisito é ter feito todo o ensino médio em escola pública.

  • Por enquanto não. Os procedimentos de comprovação dos documentos e das informações indicadas na inscrição serão informados no Edital e o envio de documentação será todo on-line. Neste Processo Seletivo não haverá nenhuma etapa presencial.

  • Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo sistema de reserva de vagas.

  • Heteroidentificação é um método de identificação étnico-racial de um indivíduo a partir da percepção social de outra pessoa (assista a este vídeo para saber mais).

    No Processo Seletivo 2021 do IFRS, os candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) no ato da inscrição deverão ter, antes da matrícula, a sua autodeclaração verificada por um grupo de pessoas que compõem a “comissão de heteroidentificação do IFRS”. Essa verificação vai ocorrer via webconferência, por um link que será enviado para o e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição.

    O candidato deverá preencher o formulário eletrônico com a autodeclaração e a autorização de imagem, além de enviar a cópia de um documento oficial com foto.

    O candidato deverá acessar a sala virtual com 10 (dez) minutos de antecedência. Será solicitado para ele o documento de identificação atualizado com foto.
    De acordo com a Portaria nº 04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) e a Instrução Normativa Nº 01/2021 do IFRS, a comissão de heteroidentificação utilizará, exclusivamente, o critério fenótipo para conferir a condição declarada pelo(a) candidato(a).

    Vale lembrar que mesmo que a Comissão de Heteroidentificação concorde com a a autodeclaração racial, isso não será uma garantia de matrícula para os candidatos, que devem seguir os demais procedimentos constantes nos editais para efetivar a sua matrícula.

  • Cada candidato pode concorrer a apenas um curso por modalidade. Porém, é possível concorrer em cursos de diferentes modalidades, desde que o candidato cumpra os requisitos para ingresso no curso. Por exemplo, um estudante que já concluiu o ensino médio pode concorrer para um curso técnico subsequente e para um de graduação.

  • Pode, mas em cursos de modalidade diferente. Por exemplo: o candidato pode se inscrever para um curso técnico subsequente ao ensino médio de um campus e para um curso superior de outro campus. Não pode se inscrever para dois cursos superiores em dois campi diferentes, por exemplo.

  • Os candidatos poderão concorrer com a nota do Enem a partir de 2010 (incluindo as notas do exame realizado em 2020). Basta informar o ano escolhido no momento da inscrição.

  • Todas as instruções para a matrícula estão escritas no edital do processo seletivo, incluindo a documentação. Dedique um tempo para ler o edital com atenção.

    Importante: O candidato que não efetuar a matrícula ou não apresentar toda a documentação exigida perderá o direito à vaga.

  • Não, as matrículas serão feitas de forma on-line. Os procedimentos para envio, verificação de toda documentação e matrícula dos aprovados estão disponíveis no edital do Processo Seletivo.

  • As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente por cada campus; consulte os canais de comunicação do IFRS e do campus em que você se inscreveu para acompanhar esta e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

  • Não. Os cursos de pós-graduação, como especializações e mestrados, possuem editais próprios de seleção. Para saber mais, acesse: https://ifrs.edu.br/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao/pos-graduacao/apresentacao/

  • Neste caso, você pode entrar em contato por meio das nossas redes sociais (Facebook/IFRSOficial e Instagram/IFRSOficial) ou escrever um e-mail para [email protected]