CHAMADA PÚBLICA DO PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR DE ESTUDANTES 2021 – CONFIRA ORIENTAÇÕES

A publicação do nome do candidato na Chamada Pública não garante a vaga no curso nem a efetivação da matrícula. Leia o texto abaixo para saber mais 👇

Foi publicada nesta sexta-feira, 01 de outubro de 2021, neste site de ingresso (na capa, em “Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação” – “Enem/Sorteio”), a Chamada Pública do Processo Seletivo Complementar de estudantes 2021 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que oferta vagas nos campi Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão.

É a última chamada de candidatos no PS para a realização de pré-matrículas nos cursos que ainda têm vagas, da qual podem participar todos os candidatos desses cursos não convocados em chamadas anteriores (suplentes) e os que foram reclassificados de cotas específicas para o Acesso Universal (C1) – ou seja, tanto os que aparecem nas listas como suplentes quanto os que estão como reclassificados.

📝 Importante:

> Cada campus do IFRS publicou o quantitativo de vagas a serem preenchidas por curso e a listagem dos candidatos aptos a enviar a documentação. As listas estão organizadas em ordem de classificação e podem ser acessadas pela capa do site de ingresso, em “Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação” – “Enem/Sorteio”.

> Se o seu nome estiver na lista (suplente ou reclassificado), você poderá enviar a documentação necessária para a realização da pré-matrícula pelo link do sistema eletrônico no período de 2 a 4 de outubro. A documentação é informada no edital do seu tipo de curso. Confira também as orientações que estão publicadas junto à Chamada Pública (acessados a partir da capa deste site, em “Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação” – “Enem/Sorteio”).

> As vagas serão ocupadas na ordem de classificação conforme a cota de cada vaga. No entanto, caso um candidato não envie toda a documentação necessária no prazo, automaticamente serão conferidas as informações e documentações do próximo classificado, até que as vagas disponíveis sejam preenchidas.

⚠️ Mas atenção:

A publicação do nome do candidato na Chamada Pública não garante a vaga no curso nem a efetivação da matrícula. Havendo mais candidatos do que vagas, é obedecida a ordem de classificação (do sorteio ou da nota do Enem) de acordo com as cotas, sendo considerados matriculados os melhores classificados que enviaram toda a documentação necessária no prazo.

⏳ Por isso, se ligue no prazo:

Somente serão aceitas as documentações enviadas dentro do prazo indicado no chamamento (de 2 a 4 de outubro). E não caberá recurso para indeferimentos de matrícula na chamada pública.

📌 Se você se inscreveu em vaga reservada para candidato preto/pardo poderá ainda ser convocado para participar da comissão de heteroidentificação. Acompanhe a publicação da convocação neste site de ingresso, também em “Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação” – “Enem/Sorteio”, que está prevista para ser divulgada no dia 5 de outubro.

▶️ Para mais informações, acesse o edital. Caso ainda surjam dúvidas, encaminhe e-mail para [email protected].