Divulgada a lista de candidatos que vão participar do Processo Seletivo Complementar

Fez a inscrição para o Processo Seletivo Complementar do IFRS e quer conferir se a sua inscrição foi confirmada para participar da seleção? Acesse aqui a lista, que foi divulgada nesta sexta-feira, dia 13 de agosto.

E fique atento às próximas etapas do cronograma!

> O sorteio entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e para a metade das vagas dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ocorrerá na próxima quinta-feira, 19 de agosto de 2021, com transmissão no YouTube do IFRS.

> No dia 23 de agosto será divulgada a lista de candidatos classificados para realizarem a pré-matrícula, bem como as orientações dessa etapa. As pré-matrículas serão feitas de forma on-line.

Sobre o PS Complementar 2021

  • Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os candidatos inscritos.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio entre os inscritos e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, o candidato optou se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

O IFRS está ofertando aproximadamente 600 vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação nos campi Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).