O que é heteroidentificação e como vão funcionar as comissões de heteroidentificação neste Processo Seletivo?

Heteroidentificação é um método de identificação étnico-racial de um indivíduo a partir da percepção social de outra pessoa (assista a este vídeo para saber mais).

No Processo Seletivo 2021 do IFRS, os candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) no ato da inscrição deverão ter, antes da matrícula, a sua autodeclaração verificada por um grupo de pessoas que compõem a “comissão de heteroidentificação do IFRS”. Essa verificação vai ocorrer via webconferência, por um link que será enviado para o e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição.

O candidato deverá preencher o formulário eletrônico com a autodeclaração e a autorização de imagem, além de enviar a cópia de um documento oficial com foto.

O candidato deverá acessar a sala virtual com 10 (dez) minutos de antecedência. Será solicitado para ele o documento de identificação atualizado com foto.
De acordo com a Portaria nº 04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) e a Instrução Normativa Nº 01/2021 do IFRS, a comissão de heteroidentificação utilizará, exclusivamente, o critério fenótipo para conferir a condição declarada pelo(a) candidato(a).

Vale lembrar que mesmo que a Comissão de Heteroidentificação concorde com a a autodeclaração racial, isso não será uma garantia de matrícula para os candidatos, que devem seguir os demais procedimentos constantes nos editais para efetivar a sua matrícula.