Como fazer a inscrição para o PS 2021

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2021 do IFRS estão abertas de 22 de março a 4 de abril. São vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação nos 17 campi (confira a lista de cursos).

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não há cobrança de taxa de inscrição.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o edital referente ao seu tipo de curso,

COMO FAZER A INSCRIÇÃO:

Acesse o link do formulário de inscrições.

Quando o candidato clicar no formulário, uma das opções será “Inscrição para processo seletivo especial 2021/1 – Cursos: Integrado | Concomitante | Subsequente | Superior | Formação Pedagógica | EJA”, a segunda frase da página. É só clicar ali que vai abrir a tela para preencher os dados do candidato.

Agora é hora de redobrar a atenção. Na primeira página, o candidato pode escolher o tipo de curso, informar se estudou em escola pública, dizer também como vai preferir concorrer à vaga, informar o campus e o curso que pretende fazer.

Em seguida, precisará preencher dados pessoais como nome, nome dos pais e número de documentos. O formulário pede o número do CPF, e o candidato precisa ter um CPF próprio, além do RG. Vai perguntar um telefone de contato, um e-mail e informações sobre a renda da família. É só ir preenchendo tudo bem certinho. Não esqueça de conferir os números.

Seguindo, será necessário informar se é brasileiro e em qual cidade e estado nasceu. Depois, preencher os dados do endereço onde mora. Ao informar o CEP, escolha a opção “Preencher os Campos”, para que o sistema busque o nome da rua, bairro e cidade. E, por fim, responder algumas perguntas que vão identificar se o candidato vai concorrer na reserva de vagas por cotas.

Acesse o link do formulário de inscrições.