Sobre o uso da nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada pelo IFRS neste Processo Seletivo (PS) como forma de seleção para parte das vagas dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e para todas as vagas dos cursos superiores. Os candidatos podem utilizar os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010 até o ano de 2020.

As notas do Enem 2020 têm previsão de divulgação pelo Inep em 29 de março. O candidato que pretende utilizar essa nota como forma de seleção no PS do IFRS pode inscrever-se normalmente e indicar essa intenção. Quando o Inep liberar as pontuações, o IFRS as usará para a classificação dos inscritos que manifestaram o interesse. Vale lembrar que as inscrições do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS vão até 4 de abril. O candidato também pode, se assim desejar, esperar o dia 29 de março para então avaliar a sua pontuação desse ano e depois fazer a inscrição no PS. No entanto, deve ficar atento ao prazo de inscrições do Processo Seletivo do IFRS: repetindo, até 4 de abril.

Confira como é a seleção do IFRS neste PS:

  • Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.

>> Tem outras dúvidas? Leia as perguntas frequentes e os “Últimos avisos” na capa deste site. 😉