Você se autodeclarou negro na inscrição? Fique atento à etapa de verificação

Os candidatos que se autodeclararam negros (pretos e pardos) na inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2021 do IFRS precisam ter a autodeclaração verificada por uma comissão de heteroidentificação. Devido à pandemia de Covid-19, essa etapa ocorrerá por webconferência.

A lista com uma primeira chamada de candidatos para participar da verificação será publicada nesta terça-feira, 20 de abril de 2021, neste site ingresso.ifrs.edu.br/2021, juntamente com orientações para o acesso à webconferência. A data, o horário e o link da conferência serão esclarecidos em mensagem enviada para o e-mail informado pelo candidato no momento da inscrição.

A comissão de heteroidentificação utilizará, exclusivamente, o conjunto de características físicas do candidato (critério fenótipo) para a verificação étnico-racial. Para saber mais sobre o assunto, assista aos vídeos disponíveis na página “Cotas” deste site ingresso.ifrs.edu.br/2021.

Fique atento ao funcionamento dessa etapa de verificação:

📌ANTES DA WEBCONFERÊNCIA DE VERIFICAÇÃO

Nesta terça-feira, dia 20 de abril de 2021, foi disponibilizado o link para o sistema eletrônico pré-matrícula do IFRS. Os candidatos chamados (convocados) para participar da comissão de heteroidentificação precisarão acessar esse sistema no período de 20 a 23 de abril para:

1) preencher o formulário eletrônico de autodeclaração,

2) Fazer autorização de imagem.

3) enviar, pelo sistema, a cópia de um documento oficial com foto. É preciso aparecer os dois lados do documento (frente e verso) e não pode ser um documento danificado, vencido ou com mais de dez anos de emissão. É possível enviar uma foto desse documento ou um PDF com o documento digitalizado.

📃 Acesse aqui as orientações para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos)

📌PREPARANDO-SE PARA A WEBCONFERÊNCIA DE VERIFICAÇÃO

Você precisará de um dispositivo com conexão à internet e com câmera para participar da webconferência.

Prepare um local iluminado onde possa participar, pois será necessário permitir a identificação do candidato e de seu fenótipo no momento  da reunião.

A qualidade da conexão também é importante. Não haverá novo agendamento da conferência, porém, caso a conexão fique instável durante a atividade, a reconexão poderá ser realizada sempre que necessário dentro do horário de atendimento.

Você precisará do seu documento com foto para apresentar na weconferência.

📌NO DIA DA WEBCONFERÊNCIA DE VERIFICAÇÃO

O candidato deverá acessar a sala virtual com dez minutos de antecedência do horário que foi agendado, tendo consigo um documento de identificação atualizado com foto. Lembre-se que não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.

O candidato menor de idade poderá estar acompanhado pelo responsável no momento da apresentação do documento de identificação e da confirmação do envio dos formulários. Após, o acompanhante responsável deve se retirar do local físico onde o candidato está ou do link da sala virtual.

O procedimento é rápido e simples, o estudante terá apenas de responder para a comissão como se autodeclara etnicamente. A comissão é composta por servidores do IFRS integrantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e dos Núcleos de Ações Afirmativas.

📌APÓS A WEBCONFERÊNCIA:

Se a Comissão de Heteroidentificação aprovar (deferir) a autodeclaração racial do candidato, você deu mais um passo rumo a se tornar estudante do IFRS, mas a sua matrícula ainda não está garantida. Será preciso seguir os demais procedimentos referentes à matrícula, conforme as orientações do edital. Fique atento aos prazos!

Caso a autodeclaração não seja aceita (seja então indeferida) pela Comissão e o candidato não concorde, poderá entrar com recurso. Fique atento aos prazos do cronograma.