Conheça os tipos de cursos ofertados neste Processo Seletivo de estudantes

No Processo Seletivo (PS) de estudantes 2022/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) são ofertadas vagas em cursos técnicos e em cursos superiores de graduação. Confira as formas de oferta e a formação profissional desses cursos:

CURSOS TÉCNICOS

São três formas de oferta de cursos técnicos: integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio – Neste Processo Seletivo 2022/2, o IFRS está ofertando os cursos integrados apenas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – são cursos que possibilitam a formação de ensino médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos de idade ou mais e possuem o Ensino Fundamental completo.

Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio – dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o ensino médio em outra instituição de ensino.

Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – permitem a formação técnica para quem já tem o ensino médio completo.

CURSOS SUPERIORES

As vagas são para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Lembrando que cursos superiores são voltados para quem já tem o Ensino Médio completo. Confira abaixo como é a formação profissional desses cursos:

Bacharelados: cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.

Licenciaturas: cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia.

Superiores de Tecnologia: cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior denominado tecnólogo.

IMPORTANTE SABER:

⚠️Para estudar no IFRS, é preciso se inscrever em uma seleção, chamada Processo Seletivo de estudantes. Os alunos são selecionados de diferentes formas, dependendo do curso escolhido: pode ser pela nota em um prova realizada pelo IFRS, por um sorteio entre os candidatos inscritos, pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou ainda de uma forma específica com entrevista e participação em uma palestra para os cursos EJA. Todos os detalhes podem ser consultados nos documentos chamados editais, que estão disponíveis neste site de ingresso.

⚠️O IFRS tem 17 campi, mas no Processo Seletivo de estudantes 2022/2 apenas dez participam. Para conhecer os campi e as opções de cursos, acesse a lista neste site de ingresso. Vale lembrar que os cursos são presenciais.

⚠️ As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 vão até 22 de maio de 2022 e são realizadas de forma on-line. Saiba como fazer as inscrições e acompanhe as novidades neste site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️Os estudantes selecionados começarão o curso no segundo semestre do ano de 2022.