Divulgada a lista preliminar de candidatos que participarão do Processo Seletivo 2022/2

Está divulgada neste site de ingresso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a relação preliminar de candidatos que tiveram as inscrições confirmadas para participar (inscrições homologadas) do Processo Seletivo de novos estudantes 2022/2. Vale lembrar que a lista é de candidatos que vão participar da seleção. Ela está em ordem alfabética por campus e dentro do campus em ordem alfabética por cursos.

Os candidatos podem conferir e, caso não tenham sido contemplados com a isenção da taxa de inscrição, mas tenham efetuado o pagamento e não constem na lista, deverão encaminhar recurso para o IFRS até sexta-feira, 27 de maio de 2022. Para o recurso, será necessário enviar e-mail ao endereço [email protected] com documento que comprove o pagamento da sua inscrição. Antes de enviar o e-mail, verifique com atenção a lista publicada.

O resultado final da homologação das inscrições será divulgado na segunda-feira, dia 30 de maio. Todas as orientações são publicadas neste site de ingresso. Confira o cronograma com todas as datas do Processo Seletivo 2022/2.

Sobre o PS 2022

O IFRS está ofertando mais de 1400 vagas para cursos técnicos integrados na modalidade de Jovens e Adultos (EJA), concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação em 10 de seus campi*.

Todo o detalhamento do processo pode ser acompanhado neste site de ingresso.

📝 Como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/2, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Confira como será o Processo Seletivo 2022/2 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por palestra e entrevista com os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição ou por prova dependendo do campus escolhido. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do “Enem e sorteio” ou nota do “Enem e prova”– basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da participação em uma prova ou utilizando a nota obtida no Enem – os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e prova – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

📌Confira etapas importantes do cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/2:

• Prova para os cursos técnicos e superiores nos campi que optaram por esse formato de seleção: 12 de junho de 2022
  • Realização da Palestra EJA: 14 e 15 de junho de 2022
  • Sorteio público entre os inscritos: 15 de junho de 2022

⚠️Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente este site ingresso.ifrs.edu.br

* Sobre os campi: 10 campi do IFRS participam deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Viamão e Vacaria.

Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

Neste site do Processo Seletivo (PS) 2022 do IFRS, os candidatos podem conferir os editais do PS, que devem ser lidos com atenção. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial. Os candidatos podem seguir acompanhando este site ingresso.ifrs.edu.br para saber as novidades do Processo Seletivo.