Sobre o formato do Processo Seletivo de estudantes 2022/2

No Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) são oferecidas mais de 1.400 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 10 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

Saiba mais sobre o formato da seleção:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por palestra e entrevista com os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição ou por prova dependendo do campus escolhido. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do “Enem e sorteio” ou nota do “Enem e prova”– conforme escolha no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da participação em uma prova ou utilizando a nota obtida no Enem – os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e prova – conforme escolha no momento da inscrição.