Passos do Processo Seletivo

1. Saiba, no edital, se você pode pedir a inscrição gratuita e solicite
    O período para solicitar a inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes 2023/02 do IFRS vai de 17/04 a 25/04/2023. Aqueles com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa de inscrição). Todas as informações estão no Edital nº 03/2023.
  2. Fique atento aos editais e ao site de ingresso
    Os detalhes do Processo Seletivo de estudantes são informados nos documentos chamados “editais”. Cada tipo de curso tem seu próprio edital. Os editais serão publicados no site de ingresso no dia 27/04/2023. Leia com atenção.
  3. Inscreva-se
    A inscrição é por formulário eletrônico, no site ingresso.ifrs.edu.br, e poderá ser realizada de 27/04 a 08/05/2023. Você precisa ter CPF e RG próprios (não pode usar o número de documento dos pais). Deve também estar cadastrado no portal gov.br. Caso necessite, poderá ir pessoalmente a um campus do IFRS e pedir ajuda para se inscrever, usando os computadores disponíveis. Mesmo quem solicitou e conseguiu a inscrição gratuita precisa se inscrever.
  1. Pague a taxa de inscrição
    Faça o pagamento do boleto na rede bancária até o dia 09/05/2023. Se você solicitou a inscrição gratuita e ela foi aceita, não será emitido boleto.
  2. Faça a prova
    Para a seleção de alguns cursos, é preciso participar de uma prova presencial (exame de seleção), que será dia 04/06/2023. Os detalhes como número de questões, conteúdos etc. são informados no edital. No site ingresso.ifrs.edu.br é possível ver as provas de anos anteriores. Você também pode fazer um curso EaD gratuito de preparação, o Pré-IFRS.
  3. Confira sua classificação e as chamadas para matrículas
    Todas as listas de classificação dos candidatos, as chamadas para matrículas e os resultados são publicados no site ingresso.ifrs.edu.br, conforme o cronograma. Lembre-se que há uma Primeira Chamada para as matrículas dos melhores classificados (a ser publicada dia 16/06/2023), mas caso sobrem vagas, o IFRS realiza novas chamadas de candidatos, seguindo a classificação (as datas estão no cronograma). Por isso, é importante seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br.
  1. Faça sua matrícula
    Quem for aprovado nas chamadas deve preencher o formulário eletrônico de matrícula e encaminhar a documentação. O link do sistema eletrônico é informado neste site de ingresso.ifrs.edu.br.
  2. Participe da verificação étnico-racial
    Se na inscrição você se declarou negro (preto ou pardo), para concorrer pelas cotas precisa passar por uma verificação, na “comissão de heteroidentificação”. Quando o seu nome estiver na chamada de verificação étnico-racial, compareça na data, horário e local informados no site ingresso.ifrs.edu.br.
  3. Confira o resultado de sua matrícula
    Se necessário, o candidato terá um período para alterar ou enviar novos documentos para a matrícula. É importante conferir os resultados preliminares das matrículas. Quando toda a documentação for enviada no prazo, for analisada e estiver sem nenhuma pendência, a matrícula será aprovada (homologada).
  1. Informe-se sobre as aulas
    Se você chegou até aqui, parabéns. Boas-vindas ao #MundoIFRS! Para saber sobre os próximos passos para iniciar os estudos, acompanhe o site do seu campus.