Estude no IFRS – Entenda como funciona o sistema de cotas no ensino médio, técnico e superior do IFRS

Para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso passar por uma seleção, chamada de processo seletivo, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Parte das vagas é reservada para: pessoas com deficiência; pretos, pardos e indígenas; quem estudou em escola pública ou têm renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. São as cotas. Vamos entender melhor do que se trata?

No momento da inscrição para um curso técnico ou superior, é preciso preencher um formulário on-line. Há uma série de perguntas que vão identificar em qual cota o candidato se encaixa. Após responder essas questões, o sistema informará a cota e o tipo de acesso.

Há 10 tipos de cotas:

Cota 1 (C1): Acesso Universal, quando você não se enquadra em nenhum tipo de reserva de vagas e concorre na classificação geral.

C2: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública*, é preta, parda ou indígena (PPI) e de baixa renda**.

C3: Candidato que veio de escola pública*, é preto, pardo ou indígena (PPI) e de baixa renda.

C4: Pessoa com Deficiência (PcD) que veio de escola pública e tem baixa renda.

C5: Candidato que estudou em em escola pública* e é de baixa renda**.

C6: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública* e é preta, parda ou indígena (PPI), independentemente de renda.

C7: Candidato que estudou em escola pública* e é preto, pardo ou indígena (PPI), independentemente de renda.

C8: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública*, independentemente de renda.

C9: Candidato que estudou  em escola pública*, independentemente de renda.

C10: Pessoa com Deficiência (PcD) independentemente de ser de escola pública ou da renda.

* Para estar na reserva de vagas de escola pública é preciso:

Para cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos concomitantes ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes – é preciso ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública.

Para cursos superiores de graduação – é necessário ter feito todo o ensino médio em escola pública.

** Nas cotas para baixa renda entram os candidatos que têm renda familiar bruta (antes dos descontos) igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (menor ou igual a R$ 1.818,00) por pessoa – valor de referência em julho/2022.

Se você for aprovado no processo seletivo, antes de fazer a sua matrícula, deverá estar atento a alguns procedimentos importantes e indispensáveis para garantir a sua vaga. Mas isso é assunto para uma outra matéria. Fique atento ao nosso site e siga acompanhando o IFRS nas Redes Sociais.