O que é importante olhar na lista de classificação

Você reparou que as listas de classificação dos candidatos e de aprovados em primeira chamada têm uma legenda? No início da primeira folha estão as “Legendas do quadro de classificação”.

Depois, a lista está organizada com as seguintes colunas:

Inscr. – é o número de inscrição do candidato

Candidato – é o nome completo do candidato

Ins – é o número da cota em que o candidato se inscreveu

Distrib. de pesos – é o quanto cada área de conteúdos da prova vale para a pontuação final

Nessa parte da lista, é informada a pontuação do candidato em cada matéria e a nota final:

Lin – Linguagens

Mat – Matemática

Nat – Ciências da Natureza

Hum – Ciências Humanas

Distrib. de vagas – são as vagas ofertadas no curso para cada uma das diferentes cotas

C1 – é o acesso universal, ou seja, sem cota específica para renda, deficiência ou critério étnico-racial. Todos os candidatos têm uma colocação informada, pois caso consigam nota que os aprove pelo acesso universal, eles migram para a “C1” e abre a vaga da cota específica (de 2 a 10, conforme as características dele) para outro candidato.

Apr – IMPORTANTE: nesta coluna está o número da cota em que o candidato foi aprovado. 

Ori – é a origem da cota. É uma informação administrativa, que consta apenas para fins de transparência, mas não afeta a colocação do candidato. 

Status – é nesta coluna que o candidato sabe se ele foi aprovado ou se ficou como suplente e terá de esperar para, caso sobrem vagas, participar da chamada pública

Outras dúvidas:

Por que alguns candidatos aprovados têm pontuação menor do que candidatos que ficaram como suplentes? Isso acontece devido às cotas (reserva de vagas). 

Como saber em que lugar estou como suplente? As colocações dos candidatos estão destacadas em verde escuro na lista. Alguns candidatos podem se enquadrar em diferentes cotas, por isso estão com mais de uma colocação na lista. Assim, o candidato pode, por exemplo, estar como suplente e ter colocação 40º na C1 (que é o acesso universal – sem reserva de cota) e uma colocação melhor em uma cota específica.