Passos do Processo Seletivo

  1. Fique de olho nos editais e no site de ingresso
    Os detalhes do Processo Seletivo de estudantes são informados nos documentos chamados “editais”. Cada tipo de curso tem seu próprio edital. Leia com atenção.
  2. Inscreva-se
    A inscrição é por formulário eletrônico, no site ingresso.ifrs.edu.br. Você precisa ter CPF e RG próprios (não pode usar o número de documento dos pais). Deve também estar cadastrado no portal gov.br. Caso necessite, poderá ir pessoalmente a um campus do IFRS e pedir ajuda para se inscrever, usando os computadores disponíveis. Mesmo quem solicitou e conseguiu a inscrição gratuita precisa se inscrever.  Confira o passo a passo das inscrições neste vídeo.
  3. Pague a taxa de inscrição
    Faça o pagamento do boleto na rede bancária até a data final informada no cronograma do Processo Seletivo. Se você solicitou a inscrição gratuita e ela foi aceita, não será emitido boleto.
  1. Faça a prova
    Para a seleção de alguns cursos, é preciso participar de uma prova presencial (exame de seleção). Os detalhes como data, número de questões, conteúdos etc. são informados no edital. No site ingresso.ifrs.edu.br é possível ver as provas de anos anteriores. Você também pode fazer um curso EaD gratuito de preparação, o Pré-IFRS.
  2. Confira sua classificação e as chamadas para pré-matrículas
    Todas as listas de classificação dos candidatos, as chamadas para pré-matrículas e os resultados são publicados no site ingresso.ifrs.edu.br, conforme o cronograma. Lembre-se que há uma Primeira Chamada para as matrículas dos melhores classificados, mas caso sobrem vagas, o IFRS realiza novas chamadas de candidatos, seguindo a classificação (as datas estão no cronograma). Por isso, é importante seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br.
  3. Separe a documentação para a pré-matrícula
    Quando o seu nome estiver na lista de aprovados de uma das chamadas para pré-matrículas, você deve reunir a documentação solicitada no edital do seu curso.
  1. Faça sua pré-matrícula
    Quem for aprovado nas chamadas deve preencher o formulário eletrônico de pré-matrícula e encaminhar a documentação. O link do sistema eletrônico é informado neste site de ingresso.ifrs.edu.br.
  2. Participe da verificação étnico-racial
    Se na inscrição você se declarou negro (preto ou pardo), para concorrer pelas cotas precisa passar por uma verificação, na “comissão de heteroidentificação”. Quando o seu nome estiver na chamada de verificação étnico-racial, compareça na data, horário e local informados no site ingresso.ifrs.edu.br.
  3. Confira o resultado de sua pré-matrícula
    Se necessário, o candidato terá um período para alterar ou enviar novos documentos para a matrícula. É importante conferir os resultados preliminares das matrículas. Quando toda a documentação for enviada no prazo, for analisada e estiver sem nenhuma pendência, a matrícula será aprovada (homologada).
  1. Informe-se sobre as aulas
    Se você chegou até aqui, parabéns. Boas-vindas ao #MundoIFRS! Para saber sobre os próximos passos para iniciar os estudos, acompanhe o site do seu campus.