Saiba mais sobre as formas de seleção de estudantes

Para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Para conferir como será a seleção para o curso que você tem interesse, é possível consultar os editais e a lista de cursos neste site do processo seletivo.

Saiba mais sobre cada forma de seleção:

Sorteio

Na seleção por sorteio, a lista com o nome dos inscritos é inserida no sistema eletrônico de sorteio, que faz, automaticamente, uma classificação. O sorteio é transmitido pelo canal IFRS-Oficial no YouTube.

A ordem de classificação de todos os candidatos, conforme as cotas em que estão inscritos ou no acesso universal (também chamado de cota 1 e na qual qualquer interessado pode concorrer), é posteriormente divulgada no site de ingresso. De acordo com a disponibilidade de vagas, os candidatos serão chamados nessa ordem de classificação para pré-matrículas. É preciso estar atento às chamadas divulgadas no site de ingresso.

Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Quando há essa possibilidade de seleção, o candidato que fez a prova do Enem em qualquer ano de 2017 até 2022 vai informar, no momento da inscrição, que deseja utilizar a nota e de qual ano. O IFRS vai buscar a nota que todos os candidatos para as vagas daquele curso obtiveram e fazer a ordem de classificação.

A ordem de classificação de todos os candidatos, conforme as cotas em que estão inscritos ou no acesso universal (também chamada de cota 1 e na qual qualquer interessado pode concorrer), é posteriormente divulgada no site de ingresso. De acordo com a disponibilidade de vagas, os candidatos serão chamados nessa ordem de classificação para pré-matrículas. É preciso estar atento às chamadas divulgadas no site de ingresso.

Prova

Na seleção por prova, os candidatos precisam fazer, presencialmente, uma prova aplicada pelo IFRS na data informada no cronograma do processo seletivo de estudantes. A prova é objetiva (questões com alternativas de respostas para marcar) e, para os cursos superiores de graduação, tem também uma prova de redação. Os conteúdos estão previstos no edital de cada tipo de curso.

Para ajudar nos estudos, é possível consultar provas de Processos Seletivos anteriores no site de ingresso.

Processo EJA

A seleção para os cursos de Educação de Jovens e Adultos do IFRS ocorre a partir de informações sobre a situação escolar e de vida do candidato, fornecidas durante uma entrevista com o IFRS, e pela presença do candidato em uma palestra promovida pelo IFRS. Na entrevista, são avaliados:

• idade do candidato – maior pontuação para idade mais avançada;
  • último ano que o candidato frequentou a escola – maior pontuação para quem está afastado da escola há mais tempo; e
  • como ele concluiu o Ensino Fundamental, se foi por ensino regular ou por EJA – maior pontuação para quem realizou EJA.