Atenção: inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2024/01 vão até 23 de outubro

Os interessados em estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano podem fazer a inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2024/01 até esta segunda-feira, 23 de outubro de 2023. São ofertadas mais de 5.300 vagas em 164 cursos presenciais gratuitos. Os documentos com informações e orientações (editais) podem ser conferidos neste site de ingresso.

As possibilidades são para os 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Há opções de cursos dos seguintes tipos:

• ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);
  • ensino médio junto com o técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA – para quem tem 18 anos ou mais).
  • técnicos para quem está cursando o ensino médio em outra escola (concomitantes);
  • técnicos para quem já tem o ensino médio completo (subsequentes); e
  • superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia).

Confira a lista dos cursos com vagas

Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual; ou ainda por sorteio entre os inscritos. A seleção dos cursos EJA será a partir da participação em uma palestra e de uma entrevista com os candidatos.

Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições podem ser realizadas até 23 de outubro de 2023, por meio de formulário eletrônico. O link do formulário está disponível no menu da capa deste site de ingressoO candidato precisa ter conta no portal Gov.br ou criar um conta (saiba como criar conta no site Gov.br).

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00, de acordo com o tipo de curso e a forma de seleção. O boleto deverá ser pago até o dia 25 de outubro de 2023.

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição,  até 23 de outubro de 2023, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

📌Confira as próximas datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01:
  • Inscrições – até 23/10/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 25/10/2023
  • Prova – 03/12/2023
  • Sorteio – 12/12/2023
📍 Para mais informações, navegue neste site de ingresso.