O que é importante olhar na lista de classificação
As listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do IFRS que fizeram a seleção por prova e sorteio foram divulgadas (saiba mais aqui). Você reparou elas têm uma legenda? No início da primeira folha estão as “Legendas do quadro de classificação”.
Depois, a lista está organizada com as seguintes colunas:
Inscr. – é o número de inscrição do candidato
Candidato – é o nome completo do candidato
Ins – é o número da cota em que o candidato se inscreveu
Distrib. de pesos – é o quanto cada área de conteúdos da prova vale para a pontuação final
Nessa parte da lista, é informada a pontuação do candidato em cada matéria e a nota final:
Lin – Linguagens
Mat – Matemática
Nat – Ciências da Natureza
Hum – Ciências Humanas
Distrib. de vagas – são as vagas ofertadas no curso para cada uma das diferentes cotas
C1 – é o acesso universal, ou seja, sem cota específica para renda, deficiência ou critério étnico-racial. Todos os candidatos têm uma colocação informada, pois caso consigam nota que os aprove pelo acesso universal, eles migram para a “C1” e abre a vaga da cota específica (de 2 a 10, conforme as características dele) para outro candidato.
Apr – IMPORTANTE: nesta coluna está o número da cota em que o candidato foi aprovado.
Ori – é a origem da cota. É uma informação administrativa, que consta apenas para fins de transparência, mas não afeta a colocação do candidato.
Status – é nesta coluna que o candidato sabe se ele foi aprovado ou se ficou como suplente e terá de esperar para, caso sobrem vagas, participar da chamada pública
Outras dúvidas:
Por que alguns candidatos aprovados têm pontuação menor do que candidatos que ficaram como suplentes? Isso acontece devido às cotas (reserva de vagas).
Como saber em que lugar estou como suplente? As colocações dos candidatos estão destacadas em verde escuro na lista. Alguns candidatos podem se enquadrar em diferentes cotas, por isso estão com mais de uma colocação na lista. Assim, o candidato pode, por exemplo, estar como suplente e ter colocação 40º na C1 (que é o acesso universal – sem reserva de cota) e uma colocação melhor em uma cota específica.