Conheça os tipos de cursos com vagas para começar a estudar no primeiro semestre de 2025

No Processo Seletivo (PS) de estudantes 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) são ofertadas vagas em cursos técnicos e em cursos superiores de graduação. Todos os cursos são gratuitos. Confira as formas de oferta e a formação profissional desses cursos:

CURSOS TÉCNICOS

São três formas de oferta de cursos técnicos: integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio – são cursos que possibilitam a formação de ensino médio e técnica profissional ao mesmo tempo. São voltados para quem concluiu o ensino fundamental. Há opções também de cursos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos de idade com o Ensino Fundamental completo.

Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio – dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o ensino médio em outra instituição de ensino. É importante que o aluno verifique as exigências específicas de cada curso técnico quanto ao ano de escolaridade necessário no ensino médio.

Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – permitem a formação técnica para quem já tem o ensino médio completo.

CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

As vagas são para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Lembrando que cursos de graduação são voltados para quem já tem o Ensino Médio completo. Confira como é a formação profissional desses cursos:

Bacharelados: cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.

Licenciaturas: cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Superiores de Tecnologia: cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior denominado tecnólogo.

IMPORTANTE SABER:

⚠️Para estudar no IFRS, é preciso se inscrever em uma seleção, chamada Processo Seletivo de estudantes. Os alunos são selecionados de diferentes formas, dependendo do curso escolhido: pode ser pela nota em um prova realizada pelo IFRS, por um sorteio entre os candidatos inscritos ou pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Todos os detalhes podem ser consultados nos documentos chamados editais, que serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

⚠️O IFRS tem 17 campi e todos oferecem vagas neste Processo Seletivo de estudantes. Para conhecer os campi e as opções de cursos, acesse a lista no site de ingresso. Vale lembrar que os cursos são presenciais.

⚠️ As inscrições para o Processo Seletivo 2025/1 serão realizadas de 26 de setembro a 14 de outubro de 2024, de forma on-line. Os cursos são gratuitos, mas para se inscrever para a seleção é cobrada uma taxa. Candidatos com baixa renda podem solicitar a inscrição gratuita (isenção da taxa) até 25 de setembro de 2024. Saiba mais e acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br.

⚠️Os estudantes selecionados começarão o curso no primeiro semestre do ano de 2025.