Entenda como funciona o sistema de cotas

Para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso passar por uma seleção, chamada de processo seletivo, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Parte das vagas são reservadas para: pessoas com deficiência; pretos, pardos e indígenas; quem estudou em escola pública ou têm renda familiar menor que um salário mínimo por pessoa.  São as cotas. Vamos entender melhor do que se trata?

No momento da inscrição para um curso técnico ou superior, é preciso preencher um formulário on-line. Há uma série de perguntas que vão identificar em qual cota o candidato se encaixa. Após responder essas questões, o sistema informará a cota e o tipo de acesso.

Há 10 tipos de cotas:

> Cota 1 (C1): Acesso Universal, quando você não se enquadra em nenhum tipo de reserva de vagas e concorre na classificação geral.

> C2: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública*, é preta, parda, quilombola ou indígena (PPIQ) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo.**.

> C3: Candidato que veio de escola pública*, é preto, pardo, quilombola ou indígena (PPI) e de baixa renda.

> C4: Pessoa com Deficiência (PcD) que veio de escola pública e tem baixa renda.

> C5: Candidato que estudou em em escola pública* e é de baixa renda**.

> C6: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública* e é preta, parda, quilombola ou indígena (PPI), independentemente de renda.

> C7: Candidato que estudou em escola pública* e é preto, pardo, quilombola ou indígena (PPI), independentemente de renda.

> C8: Pessoa com Deficiência (PcD) que estudou em escola pública*, independentemente de renda.

> C9: Candidato que estudou  em escola pública*, independentemente de renda.

> C10: Pessoa com Deficiência (PcD) independentemente de ser de escola pública ou da renda.

* Para estar na reserva de vagas de escola pública é preciso:

Para cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos concomitantes ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes – é preciso ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública.

Para cursos superiores de graduação – é necessário ter feito todo o ensino médio em escola pública.

** Nas cotas para baixa renda entram os candidatos que têm renda familiar bruta (antes dos descontos) igual ou inferior a um salário mínimo (menor ou igual a R$ R$ 1.412) por pessoa.

Fique atento ao site ifrs.edu.br e siga acompanhando o IFRS nas Redes Sociais.