Tipos de Curso

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

Neste Processo Seletivo 2021, a seleção dos candidatos para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio ocorrerá por sorteio público.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “sorteio e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente sorteio”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2010 até o atual).

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Os cursos técnicos integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos destinam-se a atender as/os jovens e adultas/adultos com, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, que concluíram apenas o Ensino Fundamental, independentemente de modalidade. Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Neste Processo Seletivo 2021, a seleção dos candidatos para os cursos EJA ocorrerá por sorteio público.

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Neste Processo Seletivo 2021, será utilizada exclusivamente a nota do Enem como critério para seleção, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.

Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados

Para quem já possui diploma de bacharel ou de tecnólogo, o curso de Formação Pedagógica adiciona uma Licenciatura Plena à formação do graduado. O curso é destinado aos interessados em atuar na Educação Profissional e Tecnológica e oferece a formação pedagógica e a habilitação necessária para o exercício da docência no ensino profissional. Cria condições para a valorização da reflexão sobre a prática pedagógica e suas peculiaridades e a qualificação do planejamento, da avaliação e da didática no trabalho docente.

Neste Processo Seletivo 2021, a seleção dos candidatos para o curso de formação pedagógica ocorrerá por sorteio público.