Inscrições para o processo seletivo complementar de estudantes vão até hoje, 8 de agosto

Estão abertas, até 08 de agosto de 2022, as inscrições para vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em oito unidades do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. É o Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/2, para ingresso ainda neste segundo semestre.

São 430 vagas em cursos técnicos que podem ser cursados junto com o Ensino Médio, incluindo cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos voltados a quem já tem o Ensino Médio completo; e cursos superiores de graduação, todos com aulas presenciais (confira os cursos ofertados neste site ingresso.ifrs.edu.br). Não há taxa de inscrição para este processo de seleção.

As inscrições podem ser realizadas neste site ingresso.ifrs.edu.br, onde estão publicados também mais informações sobre a seleção, o cronograma e outras informações (os detalhes devem ser conferidos nos editais).

📝Como será a seleção dos estudantes:

▶️ Cursos técnicos voltados a quem já tem o ensino médio (cursos subsequentes ao ensino médio): 50% das vagas são para ingresso por sorteio entre os inscritos e 50% das vagas para ingresso utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem utilizar os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2016. Na hora da inscrição no Processo Seletivo do IFRS, o estudante poderá optar se quer concorrer via sorteio ou via nota do Enem (os inscritos para usar a nota do Enem estarão automaticamente concorrendo pelas duas formas: nota do Enem e sorteio).

▶️Cursos técnicos ofertados como “concomitantes/subsequentes ao ensino médio” (voltados para quem está cursando o ensino médio em outra instituição ou já concluiu o ensino médio): o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os inscritos.

▶️Cursos superiores de graduação: será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2016.

▶️ A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 50%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

Das inscrições:

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line, pelo link disponível neste site de ingresso do IFRS. O candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no site gov.br.

Todas as informações podem ser consultadas neste site do Processo Seletivo.

📌Prazos:

• Inscrições do processo seletivo –  1º a 08 de agosto de 2022
  • Sorteio público entre os inscritos – 12 de agosto de 2022. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 16 de agosto de 2022.

⚠️ Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.

📌 Confira as os campi e os cursos do Processo Seletivo Complementar 2022/2