Sorteio do Processo Seletivo será transmitido nesta sexta-feira

Será realizado nesta sexta-feira, 12 de agosto de 2022, o sorteio público para a classificação dos candidatos inscritos para os cursos técnicos no Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O sorteio ocorrerá a partir das 10h, por meio de um sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.

A transmissão tem o objetivo de dar transparência ao processo. As listas dos candidatos com a classificação no sorteio e pela nota do Enem, bem como o destaque para os classificados em primeira chamada para pré-matrículas, serão publicados neste site ingresso.ifrs.edu.br, a partir das 18h da terça-feira, dia 16 de agosto de 2022, juntamente com orientações para as pré-matrículas.

Como será a seleção de estudantes

▶️Cursos técnicos voltados a quem já tem o ensino médio (cursos subsequentes ao ensino médio): 50% das vagas são para ingresso por sorteio entre os inscritos e 50% das vagas para ingresso utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem utilizar os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2016. Na hora da inscrição no Processo Seletivo do IFRS, o estudante poderá optar se quer concorrer via sorteio ou via nota do Enem (os inscritos para usar a nota do Enem estarão automaticamente concorrendo pelas duas formas: nota do Enem e sorteio).

▶️Cursos técnicos ofertados como “concomitantes/subsequentes ao ensino médio” (voltados para quem está cursando o ensino médio em outra instituição ou já concluiu o ensino médio): o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os inscritos.

▶️Cursos superiores de graduação: será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2016.

▶️ A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 50%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes às provas do Processo Seletivo:

• Sorteio público entre os inscritos – 12 de agosto de 2022, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 16 de agosto de 2022.
  • Publicação da Chamada para Comissão de Heteroidentificação – 16 de agosto de 2022.
  • Envio da documentação para matrícula em 1ª Chamada – 17 a 18 de agosto de 2022.

Acompanhe as demais datas importantes acessando o cronograma neste site de ingresso.