Processo Seletivo Especial Indígena

Neste Processo Seletivo Especial Indígena são ofertadas 96 vagas em cursos técnicos e superiores de graduação gratuitos voltadas exclusivamente a candidatos indígenas. As vagas são em 10 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

O ingresso ocorrerá no segundo semestre letivo de 2022, e os cursos são presenciais.

A seleção para o Processo Seletivo Especial Indígena se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico.

A prova de redação para os candidatos ao cursos superiores será realizada no dia 28 de junho de 2022, das 10h às 12h.

O sorteio entre os candidatos dos cursos técnicos ocorrerá a partir das 14h do dia 28 de junho, com transmissão pelo YouTube.

📝 Para mais informações, leia o documento com o detalhamento da seleção:

Edital nº 69/2022 – Ingresso especial para estudantes indígenas.

📝NOVO: Publicadas as listas de classificados e a primeira chamada para matrículas (publicada em 04/07/2022)

📝 Acesse a lista dos locais de provas(publicada em 23/06/2022)

📝 Acesse a lista de candidatos com inscrições homologadas(publicada em 22/06/2022)

📝 Para conferir todas as datas importantes, acesse o cronograma.

📝 Para saber das novidades, acompanhe os Avisos deste site.

📝 As inscrições ocorreram de 6 da 20 de junho de 2022.

Sobre o Processo Seletivo Indígena

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12, e a Política de Ação Afirmativa do IFRS. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Este é o quarto Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.