Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Complementar 2022/01

Quer começar a estudar no IFRS ainda neste semestre? Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

São ofertados cursos técnicos que podem ser cursados junto com o Ensino Médio, incluindo cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos voltados a quem já tem o Ensino Médio completo; e cursos superiores de graduação, todos com aulas presenciais. No total, são 887 vagas, para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante, Vacaria e Viamão (abaixo, mais informações). Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos e que não haverá taxa de inscrição para este Processo Seletivo.

Os detalhes da seleção, a lista de cursos e vagas, o cronograma e outras informações podem ser conferidas nos editais publicados neste site. É importante que os candidatos façam uma leitura atenta do documento (edital) referente ao tipo de curso que pretende concorrer.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line, pelo link disponível na capa deste site de ingresso do IFRS, e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos (saiba mais sobre como será a seleção abaixo).

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

Depois do acesso pelo Gov.br, o candidato vai para o sistema de inscrições (imagem abaixo) e poderá clicar em “Processo Seletivo Complementar 2022/01” para ser direcionado ao formulário

📝Como será a seleção dos estudantes:

▶️ Para cursar o Ensino Médio junto com um curso técnico no IFRS (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio) ou para fazer um curso técnico no IFRS se o estudante está fazendo o Ensino Médio em outra instituição (curso técnico concomitante ao Ensino Médio), a seleção será por sorteio entre os inscritos.

▶️ Nos cursos técnicos para quem já tem o Ensino Médio completo (subsequentes ao Ensino Médio), a seleção será por sorteio ou a partir da da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (os candidatos poderão utilizar desde a nota de 2016 até a atual).

▶️ Nos cursos superiores de graduação, a seleção ocorrerá por meio da nota do Enem (os candidatos podem usar a nota do Enem desde 2016 até a atual).

📌Prazos: (Cronograma prévio das publicações)

> Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – das 14h do dia 05 de abril às 23h59min do dia 10 de abril.

> Publicação dos resultados da seleção – 14 de abril de 2022, neste site ingresso.ifrs.edu.br.

> Pré-matrículas – 15 a 17 de abril para a primeira chamada de candidatos.

📌Vagas ofertadas:

• Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio – 28 vagas