IFRS oferece vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos para início no segundo semestre

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ofertar vagas para começar a estudar no segundo semestre de 2024 em oito campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão.

As vagas são para 34 cursos técnicos e superiores de graduação, todos gratuitos e presenciais. Todas as informações sobre o Processo Seletivo de estudantes 2024/02 serão divulgadas neste site de ingresso, é importante continuar acompanhando.

✏️ O que você precisa saber:

– Para estudar no IFRS é necessário se inscrever e passar por uma seleção (Processo Seletivo de estudantes), que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por sorteio entre os inscritos, prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018 (confira na lista de cursos deste Processo Seletivo).

– Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 08 a 15 de abril de 2024.

– Haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública; pessoas com deficiência; pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa.

– Os cursos técnicos e de graduação do IFRS são presenciais.

📌 Principais datas 2024/02:
  • Publicação do documento com informações sobre como pedir inscrição gratuita (edital) – 08 de abril
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho