Sobre o Processo Seletivo

Clique no ícone e assista ao vídeo em Libras

Para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse: pode ser fazendo uma prova (02/06/2024) ou participando de um sorteio entre os inscritos (14/05/2024) ou ainda usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – confira a forma de ingresso de cada curso.

As inscrições para o Processo Seletivo 2024/2, para começar a estudar no segundo semestre de 2024, poderão ser realizadas no período de 17 de abril a 30 de abril de 2024 neste site de ingresso. É neste mesmo site que são publicados os detalhes sobre a seleção, em documentos chamados editais (confira quando nas Datas Importantes).

Vale lembrar que os cursos do Instituto são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 08 a 15 de abril de 2024.

Abaixo, confira uma “linha do tempo” com os passos para os candidatos do Processo Seletivo de estudantes do IFRS.

Se tiver alguma dúvida, consulte a seção “Você tem alguma dúvida?“. E acompanhe todas as informações que serão atualizadas neste site de ingresso.

Passos do Processo Seletivo

1. Saiba se você pode pedir a inscrição gratuita e solicite
    O período para solicitar a inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes 2024/2 do IFRS vai de 08 a 15 de abril de 2024. Aqueles com renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo por pessoa podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa de inscrição). Todas as informações estão em um documento chamado Edital de Isenção da Taxa que será publicado neste site de ingresso.
  2. Fique atento aos editais e ao site de ingresso
    Os detalhes do Processo Seletivo de estudantes são informados nos documentos chamados “editais”. Cada tipo de curso terá seu próprio edital, a ser publicado neste site de ingresso no dia 17/04/2024. Leia com atenção.
  3. Inscreva-se
    A inscrição é por formulário eletrônico, a partir de um link que será publicado na capa deste site de ingresso. Poderá ser realizada de 17 a 30/04/2024. Você precisa ter CPF e RG próprios (não pode usar o número de documento dos pais). Deve também estar cadastrado no portal gov.br. Caso necessite, poderá ir pessoalmente a um campus do IFRS e pedir ajuda para se inscrever, usando os computadores disponíveis. Mesmo quem solicitou e conseguiu a inscrição gratuita precisa se inscrever.
  1. Pague a taxa de inscrição
    Faça o pagamento do boleto na rede bancária até o dia 02/05/2024. Se você solicitou a inscrição gratuita e ela foi aceita, não será emitido boleto.
  2. Faça a prova
    Para a seleção de alguns cursos, é preciso participar de uma prova presencial (exame de seleção), que será dia 02/06/2024. Os detalhes como número de questões, conteúdos etc. são informados no edital de cada tipo de curso. Neste site de ingresso, é possível ver as provas de anos anteriores. Você também pode fazer atividades gratuitas e a distância de preparação, no Pré-IFRS.
  3. Confira sua classificação e as chamadas para matrículas
    Todas as listas de classificação dos candidatos, as chamadas para matrículas e os resultados são publicados neste site de ingresso, conforme as “datas importantes” (cronograma). Lembre-se que há uma Primeira Chamada para as matrículas dos melhores classificados, mas caso sobrem vagas, o IFRS realiza novas chamadas de candidatos, seguindo a classificação (as datas estão no cronograma). Por isso, é importante seguir acompanhando este site de ingresso.
  1. Faça sua matrícula
    Quem for aprovado nas chamadas deve preencher o formulário eletrônico de matrícula e encaminhar a documentação. O link do sistema eletrônico é informado na capa deste site de ingresso.
  2. Participe da verificação étnico-racial
    Se na inscrição você se declarou negro (preto ou pardo), para concorrer pelas cotas precisa passar por uma verificação na “comissão de heteroidentificação”. Quando o seu nome estiver na chamada de verificação étnico-racial, compareça na data, horário e local informados neste site de ingresso.
  3. Confira o resultado de sua matrícula
    Se necessário, o candidato terá um período para alterar ou enviar novos documentos para a matrícula. É importante conferir os resultados preliminares das matrículas. Se toda a documentação for enviada no prazo, for analisada e estiver sem nenhuma pendência, a matrícula será aprovada (homologada).
  1. Informe-se sobre as aulas
    Se você chegou até aqui, parabéns. Boas-vindas ao #MundoIFRS! Para saber sobre os próximos passos para iniciar os estudos, acompanhe o site do seu campus.