Inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos no IFRS vão até 30 de abril

São mais de 1.100 vagas nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão. As aulas ocorrerão a partir do segundo semestre deste ano.

Estão abertas as inscrições para mais de 1.100 vagas ofertadas em cursos técnicos e superiores gratuitos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São cursos presenciais nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão. As aulas ocorrerão a partir do segundo semestre deste ano.

Há opções em diferentes áreas do conhecimento, voltadas para quem já tem o ensino médio completo (são cursos técnicos subsequentes e graduações) ou para quem pretende fazer o ensino médio junto com um curso técnico e tem 18 anos de idade ou mais (cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA). A lista de cursos pode ser conferida neste site ingresso.ifrs.edu.br, no menu superior.

Formas de seleção

Depois da inscrição, os candidatos precisam passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por prova (dia 02 de junho de 2024) ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018 ou ainda por sorteio entre os inscritos. A forma de seleção pode ser consultada na lista de cursos deste site ingresso.ifrs.edu.br.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições vão até 30 de abril de 2024 e são feitas pelo sistema eletrônico. O link pode ser acessado pela capa do site de ingresso do IFRS, no botão “Inscrições” (menu superior).

Há inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 (a exceção são os cursos EJA, que não têm taxa).

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição neste  site ingresso.ifrs.edu.br,  até 30 de abril de 2024, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

Para saber mais

Os detalhes da seleção, bem como os conteúdos programáticos das provas (para os cursos com essa opção de seleção) podem ser consultados nos editais do Processo Seletivo de estudantes 2024/02. É importante a leitura atenta dos documentos.

E para acompanhar todas as informações e novidades do Processo Seletivo de estudantes, acesse com frequência este site ingresso.ifrs.edu.br.

📌 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho