Como vai funcionar o Sorteio Público para seleção de estudantes nos cursos técnicos do IFRS?

Ao se inscrever para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, o candidato já estará apto a participar do sorteio público. Para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, é preciso optar pelo Sorteio na hora da inscrição.

O sorteio será eletrônico, ou seja, será realizado a partir de um sistema de informática. Nesse sistema, é colocada a lista com o nome dos candidatos. O sistema transformará cada nome em um número e então, quando o botão “Realizar o sorteio” for acionado, o sistema fará automaticamente uma classificação desses números, colocando-os em uma ordem. A lista que vai aparecer na tela como resultado final já vai ser convertida nos nomes dos candidatos, classificados conforme a quantidade de vagas em cada cota.

O sorteio deste Processo Seletivo vai ser transmitido pelo canal do YouTube IFRS Oficial, nos dias 15 e 16 de abril, dependendo do tipo de curso. Em função do distanciamento físico exigido com a pandemia, não será permitida a presença do público no local.