Sobre as listas da Chamada Pública

Todos os candidatos que têm o nome nas listas da Chamada Pública podem registrar presença no sistema de matrículas, preencher os formulários e enviar a documentação no prazo de 08 a 13 de fevereiro. É uma chance a mais de estudar no IFRS.

Isso, no entanto, não garante a matrícula. As vagas serão ocupadas pela ordem de classificação dos candidatos, conforme as cotas. Caso um candidato não envie toda a documentação necessária no prazo, automaticamente serão conferidas as informações e documentações do próximo classificado, até que as vagas disponíveis sejam preenchidas.

Você reparou que o número de vagas disponíveis nos cursos, por cotas, estão informados na tabela da chamada pública? E a classificação dos candidatos também.

Confira:

Número de vagas de cada curso

No alto da tabela publicada na chamada pública de cada curso pode ser conferido o número de vagas disponibilizado. As vagas estão distribuídas conforme as cotas. Por exemplo, na imagem acima significa que o curso tem uma vaga na cota 1 (C1 – Acesso universal), uma vaga na C3 (escola pública, negro ou indígena e baixa renda) e uma vaga na C5 (escola pública e baixa renda).

Colocação do candidato

A colocação dos candidatos está destacada em verde nas colunas da tabela. Alguns candidatos têm classificação em mais de uma cota, e isso está explícito na tabela. Nesse caso, eles concorrem nas duas cotas, tendo mais chance. Mas perceba também que em algumas cotas não há vagas disponíveis na chamada pública (é preciso verificar no alto da tabela de cada curso).

Você vai perceber que as colocações na C1 (Acesso universal) não começam com 1º, 2º, 3º… Começam com classificações inferiores (por exemplo, na tabela acima, começa em 20º). Isso ocorre porque os candidatos com outras colocações ou já se matricularam na primeira chamada ou foram desclassificados por terem se ausentado do período de matrícula da primeira chamada.

E as colocações também “pulam posições” (na C1 da tabela acima pula de 20º para 24º, por exemplo). Isso porque candidatos com outras colocações (no exemplo acima, de 21ª a 23ª posição) podem já ter se matriculado na primeira chamada em outra cota ou terem sido desclassificados.

Suplentes e reclassificados

Suplente – são os candidatos que não foram chamados na primeira chamada de candidatos. Vale lembrar que na primeira chamada foram convocados os candidatos que obtiveram as melhores colocações.

Reclassificados – são os candidatos que não comprovaram os requisitos para a ocupação da vaga reservada e foram realocados para a cota 1, que é o acesso universal (não precisa comprovar que estudou em escola pública, têm deficiência, baixa renda, é negro ou indígena).

Cotas

As cotas vão de C1 a C10, sendo que C1 é o acesso universal (não precisa comprovar que estudou em escola pública, têm deficiência, baixa renda, é negro ou indígena, como explicado acima).

Confira aqui quem entra em cada cota: